Dia 1º de Dezembro é Dia Mundial de Combate a AIDS. É um dia dedicado a reflexão sobre as medidas preventivas e a necessidade da sociedade ser solidária com os portadores do vírus da AIDS.
A Prefeitura de Amparo, através da Secretaria Municipal da Saúde, estará desenvolvendo no dia 1º de dezembro trabalho educativo na Praça Pádua Salles, distribuindo folhetos com orientação sobre prevenção da doença e preservativos masculinos.
A Secretaria de Saúde está desenvolvendo, há seis meses, trabalho de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST e AIDS voltado para as trabalhadoras do sexo. Este Projeto recebeu verbas do Ministério da Saúde e conta com a assessoria de uma psicóloga especializada em serviço de orientação e aconselhamento em AIDS.
Um grupo de profissionais de diferentes categorias (psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem) foi capacitado para fazer trabalho educativo com as trabalhadoras do sexo de Amparo, buscando orientá-las sobre a necessidade de prevenção das DST e AIDS.
A epidemia da AIDS, em seus vinte anos de aparecimento, vem apresentando profundas alterações, e suas características atuais diferem radicalmente das características do início da epidemia em 1980.
Atualmente a AIDS caracteriza-se por atingir as mulheres na mesma proporção que atinge os homens; predomina no grupo de heterossexuais e não mais entre os homossexuais, e tem mais incidência na população pobre.
Hoje a AIDS atinge indivíduos heterossexuais, homens ou mulheres, jovens, na sua maioria pobres, com baixo grau de escolaridade, e a transmissão predominante é pelas vias sexual e sanguíneas.
A AIDS é uma doença grave, que ainda não tem cura. Hoje existem remédios que controlam a doença, mas não curam, por isso, a prevenção é a melhor ferramenta na luta contra a AIDS. E o uso de PRESERVATIVOS em TODAS as relações sexuais ainda é a principal maneira de prevenir-se contra a AIDS.
Em Amparo ocorreram seis casos novos de AIDS em 1997, nove casos em 1998, 13 casos em 1999, 22 casos em 2000 e em 2001 foram 18 casos. Ou seja, está ocorrendo um aumento muito significativo da doença no Município, o que indica a necessidade de redobrarmos o trabalho preventivo e desenvolvermos atitudes de solidariedade aos portadores do vírus da AIDS. O primeiro caso ocorreu em Amparo em 1985 e até hoje foram 84 casos acumulados.
Dia 1º de Dezembro é dia de refletirmos sobre a prevenção da doença e a ajuda que cada um de nós pode dar aos pacientes e portadores do vírus da AIDS.